Notícias

bebe

25 set 2016

Vacine seu filho contra meningite

A letalidade entre os casos de meningite é considerada alta, uma vez que causa a morte em 25% dos pacientes. Além disso, entre os sobreviventes, boa parte fica com graves sequelas auditivas, neurológicas ou motoras.

As meninges são membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal, e a meningite é a inflamação delas, causada por uma infecção gerada principalmente por vírus ou bactérias.

As crianças de até cinco anos são grandes vítimas, com mais de 40% de probabilidade do que os adultos de contraírem a doença bacteriana, já que a entrada da bactéria no corpo acontece pela boca e a criança, nesta fase da vida, tem a tendência de levar à boca todos os objetos.

São cinco sorogrupos (A, B, C, Y e W-135) que causam quase todas as infecções meningocócicas invasivas e para todas elas existe vacinação.

Meningite C

A vacina contra Meningite C é a única oferecida no sistema público de saúde, já que por muitos anos foi a principal causa de meningite no país, provocando grandes danos à população. Por estarem muito suscetíveis à doença, é indicada a vacinação nos bebês contra a Meningite C em 2 doses, aos 3 e 5 meses de vida. Também é indicado um reforço aos 15 meses com a vacina ACWY.

Meningite B

A imunização para meningite causada por meningococo tipo B é um pouco recente no Brasil, mas o vírus é antigo. Ela entrou no calendário de vacinação do país quando se reduziu a quantidade de doenças causadas pelo meningococo tipo C, após a vacinação, e a Meningite B passou a ser a primeira causa de doença meningocócica nas crianças. A vacina está indicada a partir de 2 meses de idade.

Vacina quadrivalente

A vacina conjugada ACWY estimula o paciente a produzir anticorpos bactericidas contra os polissacarídeos capsulares dos sorogrupos A, C, Y e W-135. Disponível apenas em clínicas particulares, esta imunização economiza picadas e evita casos de meningites gerados por bactérias de quatro sorotipos diferentes e que são os mais frequentes no Brasil.

Deixe um Comentário