Notícias

amamentar

25 ago 2016

Amamentação saudável para mamãe e bebê

A primeira imunização que a criança recebe é o leite materno, pois neste líquido tão importante, oferecido pela mãe, encontram-se vários tipos de componentes imunológicos que protegerão o bebê contra contaminações, alergias e infecções, além de alimentá-lo suprindo todas as suas necessidades até os seis meses.

É por isso que a Humana Centro de Vacinação contribui para que esta fase tão importante aconteça da melhor forma, com conforto para mãe e bebê, e de maneira que a criança possa ser alimentada adequadamente. Um dos serviços oferecidos pela clínica é a orientação às mães a amamentarem, para que este momento seja especial para mãe e filho.

Aprendizado

Quando nasce um bebê, nasce uma mãe, mas nem por isso devemos pensar que a mulher vai aprender a amamentar sozinha, sem orientações. Especialmente nos primeiros dias após o nascimento, o leite, nesta ocasião chamado de colostro, é rico em componentes imunológicos e em proteínas e, por isso, o cuidado com a amamentação deve começar mesmo antes do nascimento.
Este é um processo que exige aprendizado sobre a forma correta de pegar o bebê, posições, cuidados entre outros. O ideal é que a mulher busque sempre informações sobre a amamentação e, se tiver qualquer dificuldade ou sentir que o processo está sendo muito dolorido e cansativo, é importante buscar uma orientação profissional.

Os ensinamentos serão feitos por pessoas capacitadas para tornar a experiência de amamentar um momento gratificante e de intimidade entre a mãe e o bebê.

Livre demanda

Não existem regras sobre frequência da amamentação. O leite materno deve ser oferecido sempre que o bebê solicitar, evitando ficar mais do que quatro horas sem alimentá-lo, no início.

Cuidados com seu corpo

Muitas mulheres reclamam de dores e rachaduras nos mamilos, mas o que poucas sabem é que para evitar o problema é necessário deixar o local bem ventilado e usar uma gota do próprio leite para lubrificar o mamilo.

Posição

Encontre uma posição confortável, com suas costas e braços bem apoiados. Coloque a barriga do bebê encostada na barriga da mãe, evitando a necessidade de que ele vire a cabeça para mamar.

Deixe um Comentário